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Política de Qualidade

Desde os anos 80 a Digitel já vinha observando os movimentos da qualidade pelo mundo, e através disto começou a implantar monitoramentos e boas práticas nas suas principais atividades, utilizando sempre como base as normas estabelecidas pelo mundo.

Com o surgimento da ISO9001:1994, a Digitel se tornou pioneira no mercado eletrônico brasileiro ao ser a primeira empresa do ramo certificada nesta norma.

Aprimoramentos foram sendo feitos ao longo dos anos, sempre acompanhando as mudanças de abordagens sobre qualidade que ocorria no mundo, que culminaram com o surgimento da revisão da norma ISO9001 em sua versão 2000, onde desta vez a Digitel foi pioneira no mercado eletrônico sul-brasileiro em obter a certificação desta norma. Com esta revisão surgiu o que conhecemos hoje como o Sistema de Gestão da Qualidade Digitel, com seus seis processos constituintes, que monitoram e gerenciam as principais atividades da empresa.

Esta história vitoriosa continuou durante os anos seguintes, com melhorias consideráveis em sistemas de informação, metodologias de análise de dados e processos mais eficazes e capazes de atender as reais necessidades e requisitos dos clientes Digitel.

Os aprimoramentos foram evidentes por toda a empresa e a interação da Digitel com o mundo globalizado trouxe maiores desafios de qualidade para os processos estabelecidos.

Estes movimentos globais e as práticas aplicadas pelo mundo determinaram no final de 2008 uma nova revisão da norma ISO9001. Esta revisão trouxe um novo desafio para o nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Este desafio foi amplamente abordado pela empresa e seus processos se adequaram em tempo recorde, conseguindo garantir a implantação em toda empresa, tornando-se novamente pioneira no mercado eletrônico sul-brasileiro em certificações da qualidade, sendo agora uma empresa certificada na norma ISO9001:2008.

Como visto, a Digitel vem desenvolvendo desde seu início uma Cultura voltada integralmente em oferecer soluções que transformam tecnologia de comunicação em vantagens competitivas para os seus Clientes.

A Qualidade ocupa um espaço importante dentro da Cultura Digitel. Esta importância é expressa na Visão Digitel e ampliada nos princípios contidos na Política Digitel da Qualidade.

Para concretizar estes princípios na Empresa, a Digitel implementou um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na série de normas ISO 9000 e formalizado no Manual da Qualidade e seus documentos correlatos.

O Sistema de Gestão da Qualidade Digitel é o reflexo de sua dedicação em perseguir a Qualidade. Ele retrata as atividades gerenciais essenciais nos processos de vendas e clientes, projeto e desenvolvimento, serviços e industrialização de produtos para comunicação de dados, e eles são direcionados através da Política da Qualidade Digitel que pode ser vista abaixo:

QUALIDADE

Focar na melhoria contínua de nossos processos.

CLIENTES

Atender as necessidades e requisitos dos nossos clientes, visando sua satisfação.

COLABORADORES

Qualificar os colaboradores internos.

INOVAÇÃO

Ser uma empresa competitiva com inovação.

Conheça aqui como funciona o Sistema de Gestão da Qualidade Digitel, uma empresa certificada ISO 9001:2008.

O Sistema de Gestão da Qualidade Digitel ISO 9001:2008

A Digitel estabeleceu, documentou, implementou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade para garantir o atendimento dos seus produtos e serviços aos requisitos solicitados pelos Clientes.

Todos produtos Digitel são projetados, fabricados, instalados e recebem assistência de pós-venda em conformidade com sua Política da Qualidade, Manual da Qualidade, Procedimentos e Instruções que constituem o Sistema de Gestão da Qualidade Digitel.

Este Sistema está estruturado de forma a melhorar sua eficácia continuamente, estando em conformidade com os requisitos especificados na Norma NBR ISO 9001:2008.

O Sistema de Gestão da Qualidade Digitel está estruturado em seis processos principais descritos a seguir:

O Processo de Gestão do Sistema de Gestão da Qualidade

O Processo de Gestão do Sistema da Qualidade se destina a gerir e monitorar o Sistema de Gestão da Qualidade de forma que este possa atender de forma consistente aos requisitos dos Clientes Digitel, às diretrizes da Empresa explicitadas em seus documentos, sua Política para a Qualidade, os objetivos para a Qualidade e esteja em conformidade com o modelo formalizado pela norma NBR ISO 9001:2008.

O Processo de Gestão da Qualidade também se destina a servir de integrador dos processos restantes do Sistema da Qualidade de forma a garantir a coesão de ações na abrangência e homogeneidade necessárias para o atingimento dos objetivos propostos.

Este Processo é também o elo de comunicação entre o Sistema da Qualidade e a Alta Administração para fornecimento de informações sobre o desempenho do Sistema como um todo e encaminhamento para operacionalização de suas orientações e decisões, além de se destinar a fornecer atividades de apoio aos processos de realização do produto.

O Processo de Vendas e Clientes

O Processo de Vendas e Clientes foi estabelecido com o propósito de identificar e trazer para a Empresa os requisitos de Mercado e Clientes Digitel de forma a desenvolver e propor soluções baseadas em produtos e serviços para atender suas necessidades. Este processo também tem como objetivo definir os meios e canais de comunicação entre a Digitel e seu Mercado de forma a poder prontamente fornecer as informações solicitadas e obter dados sobre o desempenho da Empresa em atender aos requisitos dos seus Clientes com objetivo de aumentar sua satisfação.

O Processo de Projeto e Desenvolvimento

O Processo de Projeto e Desenvolvimento do Produto Digitel se destina a transformar as necessidades de seus Clientes na área de Comunicação de Dados, traduzidas em especificação de produto, em instruções para industrialização de produtos que, dentro do que for julgado economicamente e tecnicamente viável, venha a atender e até mesmo exceder às referidas necessidades.

O Processo de Aquisição

O Processo de Aquisição se destina a disponibilizar no estoque da Digitel os materiais homologados, inspecionados e aprovados necessários para a execução do Plano de Vendas. Este processo envolve as atividades de desenvolvimento de fabricantes e componentes, a negociação e compra dos insumos necessários e o controle da qualidade de fornecedores.

O Processo de Industrialização

O Processo de Industrialização tem por finalidade transformar recursos materiais e humanos em produtos, tudo isto sendo realizado de maneira eficaz e repetitiva de forma a atender às especificações de projetos e requisitos de Clientes. O Processo de Industrialização se inicia no Recebimento de Materiais passando por Controle de Qualidade de Fornecedores, Almoxarifado, Montagem Eletrônica, Montagem Mecânica, Testes, Integração, Serigrafia, Embalagem, Controle de Qualidade Final, Expedição e Entrega.

O Processo de Serviços

Este Processo tem o propósito de definir os procedimentos de relacionamento com os Clientes na prestação de serviços de forma a atender com qualidade e efetividade as necessidades advindas da venda de produtos Digitel. Este Processo compreende as seguintes atividades, desenvolvidas pelas Áreas de Serviços de Atendimento à Clientes: Serviços de Instalação, Serviços de Manutenção de produtos pertencentes à Clientes e Treinamento à Clientes.

Para se comunicar com a qualidade Digitel, adicione um chamado através do nosso Fale Conosco.